terça-feira, 25 de agosto de 2009

Quando 1% é muito... ou pouco...

Toda a vida ouvimos falar em pesquisas, percentuais, indicadores, etc., quando alguém utiliza a frase “...apenas 1%...” logo vem a imagem de muito pouco, quase nada, mas depende do ponto de vista, vale entender o que isso significa, e não é fácil.
Trabalho em uma empresa de grande porte, e em uma palestra de uma colega apresentou a seguinte situação como se fosse real.
“A Empresa está realizando a troca da prestadora de serviços de Seguro Saúde, porém não havia motivo para preocupação. O novo convênio possuía em sua rede de credenciadas uma Maternidade que apresentava ótimos indicadores.
“Apenas” em 1% dos partos realizados ocorria o falecimento de mãe e filho. Seguiu se a pergunta: Quem gostaria de estar ou de ter uma pessoa querida dentro destes 1%???
Manchetes encontradas na internet.
Vacina contra HPV só imuniza 1% da população brasileira
(Fonte: http://www.minhavida.com.br/materias/alimentacao/Vacina+contra+HPV+so+imuniza+1+da+populacao+brasileira.mv)

A população brasileira ultrapassa 191 milhões conforme IBGE em 14/08/2009. Isso significa que aproximadamente 1.9 milhões estão imunizados. Neste caso todos queremos estar na minoria.
Epilepsia atinge 1% da população brasileira (17/03/2009)
E agora, alguém quer estar na minoria? Mas é apenas 1%, é um “ótimo indicador”, é... Vocês têm razão 1.9 milhões de pessoas tem Epilepsia é muita gente.
Cardeal reafirma que casos não envolvem 1% dos padres no mundo
Para d. Cláudio, mídia exagera em casos de pedofilia
O Estado de S. Paulo Editoria: Pág. Dia / Mês/Ano:Vida& 15/FEVEREIRO/08
José Maria Mayrink, INDAIATUBA
http://www.soropositivo.org/arquivo-de-noticias/2857-cardeal-reafirma-que-casos-nao-envolvem-1-dos-padres-no-mundo.html

“O cardeal d. Cláudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero, um dos principais órgãos da Cúria Romana, afirmou ontem que os problemas de desvios e abusos na conduta moral-sexual, especialmente “o mais grave deles, o da pedofilia”, são superdimensionados pela mídia, pois atingem uma parcela mínima de padres, que são 406 mil no mundo e 18 mil no Brasil.
“Provavelmente não chegam a 1% os envolvidos”, disse d. Cláudio aos participantes do 12º Encontro Nacional de Presbíteros, no Mosteiro de Itaici, município de Indaiatuba (SP).”.
Vamos fazer uma conta rápida, 406 mil padres no Mundo, se considerarmos que 1% é pedófilo, então temos prováveis 4.060 padres pedófilos no Mundo. Se considerarmos apenas no Brasil, que temos aproximadamente 18 mil padres, temos que 180 padres podem ser pedófilos... OPA, mas espera um pouco, padre não é aquele cara a quem confiamos nossos filhos para os cursos de primeira comunhão, catecismo...
Falando com alguns colegas e amigos, chegamos à triste conclusão que depende muito do ponto de vista, por um lado é apenas 1% por outro lado pode ser 100%, calma eu explico. Imagine que apenas o seu bairro está, por exemplo, sem energia elétrica, para a a empresa fornecedora, pode ser “apenas” 1% da cidade, porém para os moradores do seu bairro, significa 100% dos moradores. VALE A PENA PENSAR SEMPRE “DO OUTRO LADO DA MOEDA”.
Mauricio Ricardo Zagato
25/08/2009

2 comentários:

  1. Tá aí um ponto de vista que eu ainda não havia experimentado.

    Parabéns pelo post Zagatooo!!! Firme e forte!!!

    Abrasss!!

    ResponderExcluir